top of page
Blog: Blog2

Visagismo para homens não é "frescura"

Eu tenho sido procurado por conhecidos e ex-alunos, perguntando a respeito do visagismo para os homens. Então resolvi escrever este texto para chamar a atenção para este tema.

O objetivo deste texto é exatamente esclarecer aos clientes e profissionais da área, que o visagismo é um recurso que tem muito a agregar na área de beleza e bem estar, para homens e mulheres.


Linhas e proporções do rosto e algumas opções de visual

A preocupação com a aparência e principalmente com o aspecto saudável vem se tornando cada vez maior, entre todos os públicos. A prova de que isso também acontece entre os homens é o grande sucesso das barbearias, que muita gente acreditava que seria apenas uma onda, mas que já dura mais de 6 anos, e ainda temos muitas barbearias abrindo em todas as regiões.

Este cenário abre um espaço excelente para o uso do recurso do visagismo e para a atuação do cabeleireiro visagista, o que, nas minhas aulas e apresentações, eu sempre deixo claro que é um recurso que atende a homens e mulheres, da mesma forma.

Dessa vez eu decidi ilustrar o que eu sempre digo a esse respeito, usando o meu próprio visual. E para mostrar que o visagismo não é bobeira ou “frescura” para os homens, como algumas pessoas imaginam, resolvi tirar a barba e deixar o meu cabelo mais curto, para brincar com o meu visual mostrando o resultado aqui para vocês.


Visual natural, sem barba e cabelo curto

O meu visual, de “cara limpa” é este: modéstia a parte, muito mais jovem !!!

Aqui, a área da intuição (terço inferior) fica muito mais evidente e maior que as demais, o que expressa muito mais ação no meu visual. Como eu sempre digo nas minhas apresentações, o mais importante não é o que está na moda, mas sim o que cada pessoa deseja expressar. Pois bem, quem me conhece sabe que eu sou muito mais razão do que emoção, e que na medida do possível sou mais sério do que descontraído, muito observador. Ao menos é isso que eu desejo transmitir com o meu visual. Este é o meu objetivo.


Visual com montagem de franja (montagem)

Agora vamos alterar um pouco o meu visual, colocando um cabelo um pouco mais longo, com formato arredondado e cobrindo a testa, escondendo exatamente a área do intelecto, o lado racional. Automaticamente a parte inferior do meu rosto ganha ainda mais evidência, criando o efeito oposto ao que eu desejo.


Visual com cabelo ascendente assimétrico (montagem)

Neste visual, com a testa aparente e os fios para o alto, eu consigo criar mais equilíbrio, chamando menos a atenção à parte inferior do rosto e evidenciando o lado racional, equilibrado com as linhas de desconexão e descontração criados com a forma como está penteado.

Assim como os cabelos, podemos alterar as linhas de barba e sobrancelhas.

Quem está acostumado a me ver, sabe que já uso a barba há muitos anos. Como já descrevi, objetivo é exatamente colocar uma linha de força no meu rosto e reduzir um pouco a área da intuição, indiretamente chamando mais a atenção para a área da razão, que propositalmente deixo sempre com os cabelos para cima. Se ao contrário, eu trabalho com uma barbar mais cheia e com menos linhas retas, como na foto abaixo, trago um volume excessivo à esta região, a qual eu já não pretendo chamar mais a atenção ainda.


Visual com barba cheia (montagem)

Ao optar pelo uso do cavanhaque, o formato escolhido também deve ser bem planejado, caso contrário crio ainda mais instabilidade ao meu visual, como por exemplo quando escolho um cavanhaque em “V”, como na foto a seguir.


Visual com cavanhaque triangular invertido (montagem)

Assim como no cabelo, as linha da barba e das sobrancelhas também podem ser direcionadas da forma como desejamos, criando as sensação que pretendemos no visual. Reforço aqui que os padrões e modismos devem ser esquecidos quando trabalhamos com o visagismo, já que o objetivo é a criação de um visual personalizado, e não que esteja todo mundo usando por aí.

E agora vou deixar a barba crescer denovo !!!

Se você achou interessante esse teste de visuais antes de mudar definitivamente, eu utilizei o aplicativo "Mens Hairstyles", mas há diversos aplicativos que fazem isso.


Se quiser saber um pouco mais sobre o visagismo e o nosso trabalho, siga o nosso perfil @deh.leocosta no Instagram e no Facebook.


Nessa matéria publicada no Terra, falamos um pouco sobre a nossa metodologia de trabalho também.


Assista ao vídeo deste conteúdo:



Em nosso espaço salão Toca Hair, no Butantã, temos um espaço exclusivo para o atendimento de visagismo, com área reservada e com privacidade para que nada atrapalhe na construção do visual e do corte ideal de cabelos para cada pessoa.


180 visualizações0 comentário
bottom of page