top of page
Blog: Blog2

Objetividade, força e persistência: Parece fácil definir os coléricos sob a ótica do visagismo.

Hoje vamos falar um pouco sobre o temperamento colérico. Todas as pessoas apresentam características dos quatro temperamentos, mas normalmente dois se sobressaem.

As pessoas que tem predominância do temperamento colérico são pessoas objetivas, fortes e focadas. Assim como são extremamente confiantes e ambiciosas, também são passionais, dramáticas e intensas. Podem facilmente assumir posições de comando e controle, e são motivadas pelo desafio. Mas não aceitam ser contrariadas, a não ser que haja um bom argumento.



Além de sua autoconfiança, possuem grande força interna e um enorme poder de concentração. As pessoas com o temperamento colérico caminham e se movimentam com firmeza e decisão.

Podem ser autoritárias e intolerantes, e tendem a se zangar facilmente, o que pode atrapalhar o trabalho em equipe, além de não aceitarem ser pressionadas ou controladas.

A cor que representa esse temperamento é o vermelho-alaranjado, seu elemento é o fogo.

Para conhecer o temperamento predominante de cada pessoa, dentro da consultoria de visagismo, aplicamos um questionário em que há questões comportamentais. No nosso livro “Beleza Personalizada: A consultoria de visagismo sem segredos” mostramos algumas formas de aplicar os questionários existentes durante a consultoria.

Algumas das questões desses questionários são: como se vê, se é uma pessoa comunicativa, extrovertida, criativa, focada, ansiosa e assim por diante. Além do questionário, o profissional visagista deve sempre prestar atenção na forma como seu cliente anda, gesticula, fala, etc. Até mesmo essa observação mostrará um pouco sobre seu temperamento.

As linhas predominantes em seu rosto que remetem ao temperamento colérico são as linhas retas, tanto as verticais como as horizontais. Essas linhas expressam força, segurança e poder.

Por isso a importância da consultoria de visagismo, para que o cliente seja visto como um ser único e assim conseguirmos entender qual imagem ele deseja transmitir.

Os temperamentos têm um papel muito importante dentro do visagismo. O profissional visagista não é psicólogos, mas lida diretamente com a psicologia da imagem.

Quando se constrói a imagem de ima pessoa, é preciso ter em mente que isso afeta a pessoa em um nível emocional, podendo ser positivo ou negativo, por isso a importância de usar tantas ferramentas em uma consultoria de visagismo.

Somente assim o profissional visagista consegue sair do “achismo” ou da intuição e ter uma base sólida e bem fundamentada, para junto com seu cliente construir uma imagem com significado.

Em nossa página, apresentamos conteúdos para clientes que buscam informações sobre o visagismo, sobre a consultoria de visagismo (aqui incluímos o que chamam de visagismo de cabelo), visagismo masculino, consultoria de visagismo online, ou que buscam por um visagista online de modo geral. Nossos atendimentos presenciais são realizados no "Espaço Beleza Personalizada" junto ao salão de beleza Toca Hair na cidade de São Paulo.

Além disso, oferecemos um vasto conteúdo para profissionais e futuros profissionais visagistas, como curso online de visagismo, livro de visagismo, blog sobre o tema e outros assuntos pertinentes.

Decidimos oferecer o nosso conteúdo dessa forma, pois assim ajudamos o segmento de beleza a se renovar, permitindo que os profissionais evoluam e possam trabalhar junto aos seus clientes, sem estarem presos aos padrões de beleza impostas pela mídia ou pela sociedade.


4 visualizações0 comentário
bottom of page